segunda-feira, 26 de abril de 2010

Quem sou Eu?

Quem sou como professor e aprendiz?

Uma das grandes dificuldades enfrentadas pelos professores é de estimular os alunos no processo ensino aprendizagem, pois, diante das tecnologias de campo os alunos se sentem amordaçados em participar da “antiga” forma de ensinar.
Na atual formação dos nossos alunos, o professor tem que se adaptar as novas tecnologias, para estimular no aluno a nova forma de inovar a descoberta pelo conhecimento.
Diante destas necessidades estou sempre ouvindo os alunos e buscando novos conhecimentos pra melhorando e inserindo neste alunado um moderno processo de ensino-aprendizagem. Quando os alunos sentem dificuldades em determinado conteúdo, cabe ao professor buscar melhorias na captação novos conhecimentos.
Eu como professor deverei estar preparado em ajudar o meu aluno a buscar estes conhecimentos, seja no âmbito tecnológico quanto no processual intelectual.
Hoje eu utilizo como forma de exploração a esta dificuldades ouvindo o próprio aluno, a comunidade, os colegas e os pais destes educandos na melhoria do rendimento no processo crítico, analítico, reflexivo e no tecnológico.
Vários procedimentos são utilizados por mim no processo de ensino aprendizagem; dentre eles podemos citar:
- pesquisa na web sobre determinado conteúdo ou projeto lançando pela disciplina ou pela comunidade escolar;
- nestes projetos o grupo de alunos são instigados a apresentar suas pesquisas realizadas, seja de maneiras áudio-visuais, como vídeos, fotos, slides, confecção de cartazes e também na edição de documentários;
- sinto-me muito a vontade em divulgar nos meios de comunicação os trabalhos destes alunos, mas atualmente, devido aos recursos impostos pela secretaria, somente os projeto elaborados por eles ganham motivação na mídia, os demais ficam restrito somente a comunidade escolar.

Gosto do que faço, apesar das dificuldades enfrentadas no processo de divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário