segunda-feira, 26 de abril de 2010

UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA

TEMA CENTRAL: As tecnologias no uso da compreensão da botânica e conservação do ambiente escolar.
Público Alvo: Alunos de ensino médio e alunos do ensino fundamental.

Justificativa:
Os alunos de ensino médio são muito carentes na compreensão do grupo dos vegetais, a grande reclamação do grupo é: “para que eu tenho que estudar esta disciplina se eu não uso no meu dia a dia. Já me falaram que essa tal de botânica é uma parte da biologia muito chata”.
O projeto visa o gosto e a socialização da botânica com a vida cotidiana dos alunos e a importância do estudo destes conteúdos no seu cotidiano.
Os alunos iniciantes do ensino fundamental em média utilizam as tecnologias para jogos e também nos sites de relacionamento (Orkut e messenger), grande partes deles não conhecem os recursos que informações tecnológicas podem trazer na compreensão dos conteúdos na sua rotina de visão do mundo moderno e tecnológico, socializando também na necessidade mundial que é a globalização do mundo virtual.

Objetivos Básicos:
- Socializar a compreensão dos grupos vegetais utilizados nas casas onde eles moram;
- Identificar os grupos vegetais e relacioná-los com a importância destes no dia a dia;
- Entender os problemas ambientais mais comuns ocorridos em sua escola.

Procedimentos:
Os alunos do ensino médio deverão fotografar e procurar nos sites da internet os vegetais escolhidos livremente, o seu nome científico, importância alimentícia e medicamentosa, como são cultivados e conservados.
Estes mesmos alunos deverão apresentar o seu projeto em vídeo de filmagem editado em DVD ou movie maker. As explicações deverão ser feita em apresentação em Power-point no laboratório de informática utilizando a rede com acesso os todos colegas de sala.
Os alunos do ensino fundamental deverão filmar a falta de respeito dos próprios colegas com o seu próprio meio ambiente, entrevistando os colegas, de como eles poderiam melhorar a limpeza de sua escola.
Os alunos juntamente o dinamizador/professor editará todas estas filmagens em movie-maker montando em vídeo educativo único a ser apresentado a toda comunidade escolar sobre a conservação de nosso ambiente escolar. Só que para isso todos os seus colegas deverão cooperar a limpeza da sua escolar e de seu ambiente de sala de aula, onde eles vivem a maior parte de sua vida estudantil.
Recursos didáticos:
Os alunos juntamente como o professor dinamizador deverão montar a edição no laboratório de informática e estudo – LIE, todos os vídeos e fotos apresentados pelos alunos de ensino fundamental e ensino médio, e o mesmos deverão formar um grupo de fiscalização da limpeza da unidade escolar.
Também será utilizada uma câmera fotográfica para edição das fotos digital capturadas em duas semanas de pesquisa, e depois editá-las em Power-point para os alunos de ensino médio.
Os alunos de ensino fundamental também utilizarão uma câmara digital para edição de filmes onde serão entrevistados os alunos, professores e funcionários, para uma única edição para apresentação no pátio da escola sobre a conservação da escola.

Resultados:
Os alunos do segundo ano turma A, reuniram no laboratório de informática e mostraram as suas apresentações em Power-point, onde todos visualizam todos os trabalhos desenvolvidos pelos seus colegas e puderam comentar cada trabalho fazendo a crítica sobre a importância do estudo da botânica no dia a dia de suas vidas em formação.
Os alunos do sexto ano turmas A e B divulgaram seu trabalho no horário do recreio das entrevistas editadas sobre o processo de conservação de seu ambiente escolar.


Considerações finais:

A atividade foi muito proveitosa a toda comunidade escolar, eles, os alunos puderam compreender que todos são capazes de produzir trabalhos utilizando os recursos das LIE, e que o computador é uma ferramenta de trabalho como uma calculadora, uma caneta, um lápis ou até mesmo uma borracha, por que não.
Podemos presenciar que mesmo diante das dificuldades de alguns alunos na fase inicial, compreenderem o roteiro da atividade propostas pelos alunos, mas que no final todos capturam o objetivo central da atividade que é a conservação do ambiente escolar. É claro que diante da amostra apresentada alguns alunos não captaram a idéia central e continuam conservando de maneira inadequada o seu ambiente escolar. Quem sabe estas dificuldades enfrentadas são matéria para um outro projeto.


Literaturas consultadas.
- www.procampus.com.br/convivencia;
- www.contos.poesias.nom.br/sereshumanos/sereshumanos;
- www.seagri.ce.gov.br/ClasProdVegetais;
- www.cadterc.sp.gov.br/estudos/estudo;
- www.jusbrasil.com.br/topicos/.../limpeza-de-banheiro-escolar;
- www.cdcc.sc.usp.br/escolas/.../projeto_escola_limpa.htm;
- www.esec-danielsampaio.pt/assembleiaescola/espacos.pdf;
- portaldovoluntario.org.br/documents/0000/.../109726340440.pdf;
- www.frutosdocerrado.com.br/;- www.centraldocerrado.org.br/categoria/frutos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário